Área de submissão
Menu
Editora Lupa Editora Lupa
  • Início
  • Sobre a editora
    • Política Editorial
    • Conselho Editorial
    • Impressão e distribuição
  • Publicar livro
  • Publicar capítulo
  • Seja org.
  • Editais
  • E-books
  • Coleções
    • Educação e(m) Pesquisa
    • Chão da Escola
  • Contato
Início ebook Educação Ramon Llull e a educação cristã na formação humana
Alfabetização e letramento nos sertões de Cratheús
Voltar aos produtos
Aspectos (inter)semióticos em A Pintura em Pânico, de Jorge de Lima
Aspectos (inter)semióticos em A Pintura em Pânico, de Jorge de Lima
Ramon Llull e a educação cristã na formação humana

Ramon Llull e a educação cristã na formação humana

Ramon Llull e a educação cristã na formação humana

Tag: Natasha Nickolly Alhadef Sampaio Mateus
Tag: Natasha Nickolly Alhadef Sampaio Mateus

Este livro de Natasha Mateus reflete sobre a educação como elemento constitutivo fundamental do ser humano, de acordo com o pensamento do filósofo catalão medieval Ramon Llull. Na atualidade existe uma grande preocupação sobre quais direcionamentos devem ser oferecidos na formação humana, pois muitas vezes a obtenção de recursos materiais e sucesso é colocada acima da ética e dos princípios. Daí ser importante se voltar ao passado, por meio do pensamento de Llull, para saber quais caminhos os pensadores de outros momentos históricos apontavam, visando a formação de um ser humano com valores adequados para o convívio harmônico em sociedade. - Adriana Zierer

ISBN: 978-65-5218-007-0
PÁGINAS: 246
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
DOI: 10.29327/5414703

Disponível também:

Educapes
Google Play Books
Academia.edu
Sobre a autora

Natasha Nickolly Alhadef Sampaio Mateus
Ddoutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes (PPGHIS), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Desenvolveu a pesquisa de doutorado intitulada: “A Educação como Estratégia de Evangelização e Conversão dos Infiéis nas Obras de Ramon Llull: Doutrina para Crianças e o Livro do Gentio e dos Três Sábios (1274-1276)”, orientada pela Profa. Dra. Adriana Zierer, sob o financiamento da Fapema. Mestre em História, Ensino e Narrativas pelo Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN), atual Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sob o financiamento da Fapema. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Ludopedagogia pela Faculdade ÚNICA (2020). Especialista em Supervisão, Gestão e Planejamento Educacional (2019) e em Docência do Ensino Superior (2017) pelo IESF. Graduada em Teologia (Bacharel) (2015) e Graduada em Pedagogia (licenciatura) (2017) pela Faculdade de Teologia Hokemah (Fateh). Graduada em História (licenciatura) (2015) e Graduada em MÚSICA (licenciatura) (2022) pela Uema. Bolsista de Iniciação Científica veiculada a BIC/Uema no período de 2012 a 2013. Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID) no período de 2014 a 2015. Vinculada ao Brathair – Grupo de Estudos Celtas e Germânicos. Tem interesses nos seguintes temas: Educação, Paraíso, Ramon Lllull, Memória, Identidade, Salvação e Inferno, Cultura, Debate Inter-religioso, Análise do Discurso, Música, Espiritualidade, Musicoterapia, Pedagogia.

Sumário

Prefácio

Introdução

1 Memória cristã, tempo e recordação 
1.1 O transcurso rápido do tempo e a lentidão da memória na Idade Média
1.2 A Memória para Santo Agostinho, Tomás de Aquino e Ramon Llull
1.2.1 Memória em Agostinho
1.2.2 Memória em Tomás de Aquino
1.2.3 Memória em Ramon Llull
1.3 Memória e Imaginário medieval na obra Doutrina para Crianças (1274-1276)

2 Ramon Lull e as transformações no século XIII
2.1. Renascimento urbano: novo pensamento e novas atitudes
2.2 A Educação medieval no século XIII
2. 3 Ramon e seu Tempo: vida e conversão

3 A proposta de educação luliana para século XIII
3.1 Educação para Santo Agostinho: breves reflexões
3.2 Educação na fase inicial
3.3 Ramon Llull e a excelência de educação para formação humana

4 Formação humana na perspectiva de Ramon Llull 
4.1 Educação e o Agir Humano
4.2 A Representação do Além: impactos na visão de mundo e na Educação
4.3 Vícios e Virtudes na formação do indivíduo

Considerações finais 

Referências

Índice remissivo

Produtos relacionados

Diferentes recursos na sala de aula de História: relatos de experiências

Educação, Linguística e Literatura: múltiplas faces do ensino

Internacionalização, Hospitalidade, Ideologia

Letras e memória: impressões autobiográficas

Por uma prática dialógica de leitura na universidade: contribuições para formação do sujeito-leitor-responsivo

    R. Celso Fonseca, 456, Centro, Tutóia/MA
    CNPJ: 38.314.044/000-169
    contato@editoralupa.com.br
    (98) 98464-2170

    Siga nossas redes

    Instagram Facebook Youtube

    Pague com cartão, boleto ou pix

    Editora Lupa 2019 - 2025 | Todos os direitos reservados.
    Fechar
    • Início
    • Sobre a editora
      • Política Editorial
      • Conselho Editorial
      • Impressão e distribuição
    • Publicar livro
    • Publicar capítulo
    • Seja org.
    • Editais
    • E-books
    • Coleções
      • Educação e(m) Pesquisa
      • Chão da Escola
    • Contato

    Fale conosco

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok