Área de submissão
Menu
Editora Lupa Editora Lupa
  • Início
  • Sobre a editora
    • Política Editorial
    • Conselho Editorial
    • Impressão e distribuição
  • Publicar livro
  • Publicar capítulo
  • Seja org.
  • Editais
  • E-books
  • Coleções
    • Educação e(m) Pesquisa
    • Chão da Escola
  • Contato
Início ebook Letras, Linguística e Literatura Produção de textos em contexto escolar e acadêmico: discussões teóricas e práticas
O português brasileiro em espaços digitais
Voltar aos produtos
Por uma prática dialógica de leitura na universidade: contribuições para formação do sujeito-leitor-responsivo

Produção de textos em contexto escolar e acadêmico: discussões teóricas e práticas

Produção de textos em contexto escolar e acadêmico: discussões teóricas e práticas

Tags: Antonio Naéliton do Nascimento, Roberto Barbosa Costa Filho
Tags: Antonio Naéliton do Nascimento, Roberto Barbosa Costa Filho

A presente obra reúne trabalhos que versam sobre discussões teóricas e/ou práticas relacionadas à produção textual oral, escrita e/ou multissemiótica nos contextos escolar e acadêmico. Desenvolvidos por pesquisadores(as) vinculados(as) a diferentes instituições de ensino superior do Brasil, os trabalhos apresentados abordam pesquisas em uma perspectiva inter/transdisciplinar de Linguística Aplicada. As investigações privilegiam fenômenos da linguagem que se mostram como desafios para o ensino-aprendizagem do objeto em questão – a produção textual – com as suas diferentes nuances teórico-metodológicas. Sendo assim, espera-se que essa coletânea lance luz a reflexões atuais e pertinentes diante do cenário educacional pós-moderno.

ISBN: 978-65-89932-92-5
PÁGINAS: 250
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
DOI: 10.29327/5338488

Disponível também:

Educapes
Google Play Books
Academia.edu
Sobre os organizadores

Antonio Naéliton do Nascimento
Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Graduado em Letras (Língua Portuguesa) pela mesma Universidade. Foi professor substituto do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Seus trabalhos de pesquisa, situados no campo crítico-colaborativo da Linguística Aplicada, focalizam a transposição didática da Oralidade e da Produção Textual, a formação docente, o estágio supervisionado de língua portuguesa, assim como os documentos parametrizadores do ensino básico. É integrante do LABOR – Laboratório brasileiro de oralidade, formação e ensino (UFJF).

Roberto Barbosa Costa Filho
Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Licenciado em Letras: Língua Portuguesa pela UFCG. Tem interesse por questões relacionadas à escrita e aos letramentos, especialmente em contextos acadêmicos, e à produção de materiais didáticos para ensino de Língua Portuguesa

Sumário

Parte 1 – Produção de textos em contexto escolar

Capítulo 1 – Perspectivas de produção de texto em contexto escolar 
Milene Bazarim
DOI: 10.29327/5338488.1-1

Capítulo 2 – Reconfigurações teóricas do eixo produção textual: (des)continuidades entre a segunda versão e a versão homologada da BNCC
Antonio Naéliton do Nascimento
Denise Lino de Araújo

DOI: 10.29327/5338488.1-2

Capítulo 3 – O Artigo de opinião no Caderno Docente “Pontos de Vista”, da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”: uma sequência didática 
Jó Gomes da Silva
DOI: 10.29327/5338488.1-3

Capítulo 4 – Produção de fanfics como forma de incentivar a leitura
Rafaela Lopes da Silva Andrade
DOI: 10.29327/5338488.1-4

Parte 2 – Produção de textos em contexto acadêmico

Capítulo 5 – Objetivos norteadores do ensino de escrita em cursos de graduação: uma análise de planos de curso
Juliana Marcelino Silva
Elizabeth Maria da Silva

DOI: 10.29327/5338488.1-5

Capítulo 6 – Do trabalho prescrito ao realizado: estudo de caso sobre abordagens de ensino de escrita acadêmica em um curso de Letras Português
Francineide Francisca Pacheco
Elizabeth Maria da Silva

DOI: 10.29327/5338488.1-6

Capítulo 7 – Ações de linguagem construídas em experiências com atividades de produção de textos na situação emergencial de ensino remoto
Roberto Barbosa Costa Filho
DOI: 10.29327/5338488.1-7

Capítulo 8 – Competência linguageira: uma análise do gênero acadêmico abstract de acordo com a percepção do estudante universitário
Hermano Aroldo Gois Oliveira
Regina Celi Mendes Pereira da Silva

DOI: 10.29327/5338488.1-8

Capítulo 9 – A produção do gênero resenha em contexto acadêmico: uma análise da experiência de estudantes ingressantes no curso de Letras-Português
Diego Brito Diniz
Talita Dos Santos Borges Martins
Roberto Barbosa Costa Filho

DOI: 10.29327/5338488.1-9

Produtos relacionados

Das Brumas à Luz: Escritoras Nacionais em Pauta

Linguagens, literaturas e culturas indígenas: diálogos teóricos e práticos

Mulheres: vivências e histórias que o lattes não conta

Práticas pedagógicas remotas na Educação Superior em tempos de pandemia da Covid-19

Tessituras: saberes e fazeres do PET Comunidades Populares e Urbanas

    R. Celso Fonseca, 456, Centro, Tutóia/MA
    CNPJ: 38.314.044/000-169
    contato@editoralupa.com.br
    (98) 98464-2170

    Siga nossas redes

    Instagram Facebook Youtube

    Pague com cartão, boleto ou pix

    Editora Lupa 2019 - 2025 | Todos os direitos reservados.
    Fechar
    • Início
    • Sobre a editora
      • Política Editorial
      • Conselho Editorial
      • Impressão e distribuição
    • Publicar livro
    • Publicar capítulo
    • Seja org.
    • Editais
    • E-books
    • Coleções
      • Educação e(m) Pesquisa
      • Chão da Escola
    • Contato

    Fale conosco

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok