Área de submissão
Menu
Editora Lupa Editora Lupa
  • Início
  • Sobre a editora
    • Política Editorial
    • Conselho Editorial
    • Impressão e distribuição
  • Publicar livro
  • Publicar capítulo
  • Seja org.
  • Editais
  • E-books
  • Coleções
    • Educação e(m) Pesquisa
    • Chão da Escola
  • Contato
Início ebook Letras, Linguística e Literatura Estudos interdisciplinares em humanidades e linguagens
Educação Matemática e práticas pedagógicas: diálogos entre teoria e sala de aula
Voltar aos produtos
Diálogos e desafios na pesquisa em Linguística Aplicada

Estudos interdisciplinares em humanidades e linguagens

Estudos interdisciplinares em humanidades e linguagens

Tag: Jairo da Silva e Silva
Tag: Jairo da Silva e Silva

Os estudos que aqui se apresentam revelam a importância das humanidades e das linguagens como necessárias para a nossa existência e, principalmente, resistência – essa, sem dúvidas, é o que nos fez firmes até aqui. Trata-se, portanto, de um potente encontro dialógico de catorze trabalhos oriundos da interlocução entre dezoito pesquisadoras(es) de áreas afins das Ciências Humanas e Linguagens, tais como: educação, ensino, história, memória, língua, teatro, literatura, oralidade, identidade, território, inclusão, desigualdades sociais, questões étnico-raciais, interculturalidade e, novas tecnologias; configurando, dessa forma um interessante – e necessário – diálogo sobre humanidades e linguagens, tendo como ponto em comum, a interdisciplinaridade. Sendo assim, apresentamos as ideias centrais manifestadas em cada capítulo da obra, organizados em duas seções, por ordem de interlocução.

ISBN: 978-65-89932-81-9
PÁGINAS: 300
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
DOI: 10.52788/9786589932819

Disponível também:

Educapes
Google Play Books
Academia.edu
Sobre o organizador

Jairo da Silva e Silva
Doutorando em Letras na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestre em Letras/Linguística pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-graduado Lato sensu em Linguagens, suas tecnologias e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Graduando em Direito pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM). Professor na área de Letras no Instituto Federal do Pará (IFPA, Campus Abaetetuba). Membro do Grupo de Estudos em Educação, Memórias e Culturas na Amazônia Paraense (GEMCA/IFPA), cadastrado no diretório do CNPq. Pesquisador no Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal Baiano (IF Baiano, Campus Uruçuca). Faz parte da Comunidade Multiétnica Wyka Kwara (Ananindeua/PA). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3826053383334980.

Sumário

Entre fatos e silêncios: quais memórias farão parte das narrativas oficiais?    
Ana Carla Ferreira dos Santos
10.52788/9786589932819.1-1

O protagonismo feminino no Projeto de Assentamento Frei Vantuy: uma história de luta e resistência    
Elionai Mendes da Silva
10.52788/9786589932819.1-2

Assentamento Palmares: memória e resistência    
Isabel Soares de Carvalho
10.52788/9786589932819.1-3

História local a partir de narrativas orais como fonte depesquisa    
Myrcéia Carolyne Guimarães da Costa
Cleonilson Rosário da Costa
10.52788/9786589932819.1-4

Impressões sobre a escravidão no Brasil do séc. XIX em Notas Dominicaes, de Tollenare     
Julie Christie Damasceno Leal
10.52788/9786589932819.1-5

Antropofagia em relatos de viagem: uma análise de Duas Viagens ao Brasil, de Hans Staden    
Mauro Lopes Leal
10.52788/9786589932819.1-6

Literatura indígena brasileira na sala de aula: uma proposta interdisciplinar    
Sanya Adelina de Andrade Morais
10.52788/9786589932819.1-7

El género teatral y la dramatización en clases de ELE: reflexiones y acciones    
Hernandes Baia Pires
Maria José Souza Lima
10.52788/9786589932819.1-8

Desarrollo de las estrategias de comunicación en los procesos de español como lengua extranjera    

Cláudio José Dias
10.52788/9786589932819.1-9

Alternativa de métodos pedagógicos para estimular alunos com dislexia no ensino da Matemática    
Katiane de Jesus da Silva
10.52788/9786589932819.1-10

Materiais didáticos, fontes digitais e recursos educacionais abertos (REA) no ensino de História    
Cristina Ferreira de Assis
Rhadson Rezende Monteiro
10.52788/9786589932819.1-11

Tecnologias Digitais da Informação e ComunicaçãO no currículo da Educação Profissional: uma análise entre teoria e prática interdisciplinar    
Italanei Oliveira Fernandes
10.52788/9786589932819.1-12

Caminhos de Formação: itinerários educacionais dos estudantes do Ensino Médio Integrado no IF Baiano Campus Uruçuca
Adeilton Dias Alves    

Wesley dos Santos Sampaio
10.52788/9786589932819.1-13

A educação na perspectiva intercultural: narrativas e experiências docentes na Escola Municipal Criança Esperança, Abaetetuba/PA    
Antonilda da Silva Santos
10.52788/9786589932819.1-14

Produtos relacionados

Apolo e Dafne. Metamorfoses, livro I, versos 452-567

Diferentes recursos na sala de aula de História: relatos de experiências

Educação, Linguística e Literatura: múltiplas faces do ensino

Estudos de gênero e sexualidade na contemporaneidade

Jornada de Divulgação Científica do Grupo Observatório da Linguagem em Uso (ObservU)

    R. Celso Fonseca, 456, Centro, Tutóia/MA
    CNPJ: 38.314.044/000-169
    contato@editoralupa.com.br
    (98) 98464-2170

    Siga nossas redes

    Instagram Facebook Youtube

    Pague com cartão, boleto ou pix

    Editora Lupa 2019 - 2025 | Todos os direitos reservados.
    Fechar
    • Início
    • Sobre a editora
      • Política Editorial
      • Conselho Editorial
      • Impressão e distribuição
    • Publicar livro
    • Publicar capítulo
    • Seja org.
    • Editais
    • E-books
    • Coleções
      • Educação e(m) Pesquisa
      • Chão da Escola
    • Contato

    Fale conosco

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok