Área de submissão
Menu
Editora Lupa Editora Lupa
  • Início
  • Sobre a editora
    • Política Editorial
    • Conselho Editorial
    • Impressão e distribuição
  • Publicar livro
  • Publicar capítulo
  • Seja org.
  • Editais
  • E-books
  • Coleções
    • Educação e(m) Pesquisa
    • Chão da Escola
  • Contato
Início ebook Educação Educação infantil, tecnologias digitais e trabalho docente: análises e relatos pedagógicos durante a pandemia da Covid-19
Educação, direito e saúde: diálogos e pesquisas interdisciplinares
Educação, direito e saúde: diálogos e pesquisas interdisciplinares
Voltar aos produtos
Linguística Aplicada e Ensino de Línguas: diálogos contemporâneos
Linguística Aplicada e Ensino de Línguas: diálogos contemporâneos
Educação infantil, tecnologias digitais e trabalho docente: análises e relatos pedagógicos durante a pandemia da Covid-19

Educação infantil, tecnologias digitais e trabalho docente: análises e relatos pedagógicos durante a pandemia da Covid-19

Educação infantil, tecnologias digitais e trabalho docente: análises e relatos pedagógicos durante a pandemia da Covid-19

Tags: Cristiana Barcelos da Silva, Jussara de Paula da Silva Moura
Tags: Cristiana Barcelos da Silva, Jussara de Paula da Silva Moura

Esta obra buscou indicar como a pandemia da covid-19 impactou a Educação Infantil, na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, discutindo fatores como: medidas de isolamento físico; aumento e velocidade de propagação e contaminação do vírus; medidas de prevenção e cuidados; informação e vacina, foram determinantes na escolha de estratégias de aprendizagem, elaboração de conteúdo, currículo e tomada de decisão em relação à continuidade da Educação Infantil durante esse período.

ISBN: 978-65-5218-013-1
PÁGINAS: 96
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
DOI: 10.29327/5420611

Disponível também:

Educapes
Google Play Books
Academia.edu
Sobre a autora

Jussara de Paula da Silva Moura
Possui mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-Brasil), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2018), graduação em Educação física pela Universidade Luterana do Brasil (2020), graduação em História – FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (2023), graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade IBRA de Brasília (2022) e graduação em Licenciatura em Letra-Português pela ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (2020). Atualmente é funcionária pública da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes e tutora da Fundação CICIERJ.

Cristiana Barcelos da Silva
Possui pós-doutorado, doutorado e mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-Brasil) com estágio de doutoramento no exterior na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal) via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES/PSDE-2017). Lidero o grupo de pesquisa “Núcleo Interdisciplinar em Acesso, Permanência, Apoio, Inclusão e Evasão (NIAPAIE) certificado pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq). Sou especialista em “Educação Especial” pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI-Brasil), em “Língua Brasileira de Sinais” pela Faculdade São Luís (FSL-Brasil) e “Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos” (PROEJA) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF-Brasil). Licenciada em Pedagogia pela UENF, em Língua Portuguesa pela Rede Claretiano de Ensino (RCE-Brasil) e Letras-Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Sou Avaliadora do Ministério da Educação (MEC) para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras, como membra do Banco de Avaliadores-BASis/INEP/MEC. Atuo como Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF) onde orientando pesquisas em nível de mestrado e doutorado. Sou docente efetiva junto ao Departamento de Educação, Linguística e Letras na Universidade do Estado de Minas Gerais (DELL-UEMG/Carangola),coordeno o Núcleo de Apoio do Estudante (Nae-Carangola) e oriento pesquisas em nível de graduação. Sou orientadora voluntária no Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) orientando trabalhos acadêmicos de conclusão de curso, na Licenciatura em Pedagogia na modalidade Ead.

Sumário

Apresentação

1 Reflexões acerca do ensino na educação infantil
1.1 A primeira etapa da Educação Básica – Educação Infantil
1.2 Impacto da pandemia do novo Coronavírus na Educação Infantil
1.3 Métodos de ensino na Educação Infantil durante a pandemia da covid-19

2 contexto de uma necessidade: tecnologias digitais na educação
2.1 As TDICs na Educação Básica
2.2 As TDICs na Educação Infantil
2.3 As TDICS e a formação docente atual

3 perfeiçoamento do docente da educação infantil durante a pandemia da Covid-19

4 Procedimentos metodológicos
4.1 Local da pesquisa, definição da população e amostra
4.2 Metodologia de coleta de dados
4.3 Avaliação dos documentos nacionais que regularam a Educação Infantil durante a pandemia da covid-19
4.4 Avaliação dos documentos municipais que regularam a Educação Infantil durante a pandemia da covid-19 (análise da resolução/semeel/bji nº02, de 22 de junho de 2020)
4.5 Análise das estratégias de ensino adotadas na Educação Infantil durante a pandemia da covid-19
4.6 Análise do aperfeiçoamento do corpo docente da Educação Infantil durante a pandemia da covid-19
4.7 Avaliação da utilização das TDICs na Educação Infantil na cidade de Bom Jesus de Itabapoana

5 Resultados e discussões
5.1 Análise dos questionários
5.2 Análise das entrevistas

Conclusão

Referências

Apêndices 

Produtos relacionados

A hibridação e a integração fronteiriça entre Brasil e Paraguai

Diferentes recursos na sala de aula de História: relatos de experiências

Ensinar e saber experienciar: perspectivas e proposições teórico-metodológicas contempladas nos projetos de intervenção nos IEMAS

Letras e memória: impressões autobiográficas

Linguística Aplicada: 25 anos do Gedeall

    R. Celso Fonseca, 456, Centro, Tutóia/MA
    CNPJ: 38.314.044/000-169
    contato@editoralupa.com.br
    (98) 98464-2170

    Siga nossas redes

    Instagram Facebook Youtube

    Pague com cartão, boleto ou pix

    Editora Lupa 2019 - 2025 | Todos os direitos reservados.
    Fechar
    • Início
    • Sobre a editora
      • Política Editorial
      • Conselho Editorial
      • Impressão e distribuição
    • Publicar livro
    • Publicar capítulo
    • Seja org.
    • Editais
    • E-books
    • Coleções
      • Educação e(m) Pesquisa
      • Chão da Escola
    • Contato

    Fale conosco

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok