Área de submissão
Menu
Editora Lupa Editora Lupa
  • Início
  • Sobre a editora
    • Política Editorial
    • Conselho Editorial
    • Impressão e distribuição
  • Publicar livro
  • Publicar capítulo
  • Seja org.
  • Editais
  • E-books
  • Coleções
    • Educação e(m) Pesquisa
    • Chão da Escola
  • Contato
Início ebook Letras, Linguística e Literatura Práticas de análise linguística na aula de português v.2
Práticas de análise linguística na aula de português v.1
Voltar aos produtos
Vozes latino-americanas: trajetórias e estéticas das narrativas de autoria feminina

Práticas de análise linguística na aula de português v.2

Práticas de análise linguística na aula de português v.2

Tags: Evanielle Freire, Maria Aline Rodrigues Bezerra
Tags: Evanielle Freire, Maria Aline Rodrigues Bezerra

Este livro, organizado pelas professoras Evanielle Freire Lima e Maria Aline Rodrigues Bezerra, a quem tenho a honra e felicidade de orientar no Doutorado em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, reflete o compromisso delas não apenas com a excelência acadêmica, mas também com a relevância prática que a pesquisa deve ter na formação de professores e no cotidiano escolar. Ao longo dos capítulos, os leitores encontrarão discussões ricas e fundamentadas sobre temas variados, como o funcionalismo, a linguagem visual, a variação linguística, a sintaxe, o léxico e a coesão textual, sempre em suas relações com o ensino de português. Cada tema é abordado com profundidade, articulando teoria e prática de forma a subsidiar tanto reflexões acadêmicas quanto intervenções pedagógicas.

- Herbertt Neves

ISBN: 978-65-5218-040-7
PÁGINAS: 232
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2025

Disponível também:

Educapes
Google Play Books
Academia.edu
Sobre as organizadoras

Evanielle Freire
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG). Mestra em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG). Graduada em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi professora de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande (PB). Atuou como Professora Substituta no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atuou, também, como professora de Língua Portuguesa na Rede Privada de Campina Grande (PB) e revisora de textos. Participa do projeto de pesquisa: “Fundamentos para o ensino do léxico na Educação Básica: análise de orientações teórico-metodológicas para o ensino de língua portuguesa”. Atualmente, tem se dedicado às atividades de pesquisa como doutoranda em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG) e integrante do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP/UFCG). Seus interesses de pesquisa estão voltados para a área de Linguística com foco nas áreas de Análise Linguística, Educação Linguística e Linguística de Texto.

Maria Aline Rodrigues Bezerra
Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG). Graduada no curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atuou como professora de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Ensino de Alagoa Grande (PB). Atualmente, é integrante do Grupo de Estudos em Língua Por-tuguesa (GELP-UFCG). Tem interesse e desenvolve pesquisas na área da Linguística Aplicada sobre os temas: léxico, seleção lexical, redação vestibular, ensino e formação docente.

Sumário

APRESENTAÇÃO
Temas para o estudo da prática de análise linguística: debates contemporâneos 
Herbertt Neves

CAPÍTULO 1
Linguagem Visual e Multimodal nas aulas de Português com o gênero Tirinha 
Priscila Andressa Crepaldi Venturim
Neilde Silva de França Bois

CAPÍTULO 2
Análise funcional da expressão “a gente” em Tirinhas: proposta de atividade para aplicação em sala de aula 
Larissa Ribeiro Paiva Andrade
Francisco Honório de Abreu Neto

CAPÍTULO 3
Os malabarismos de sentidos na construção discursiva: desabafando as palavras mágicas 
Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu
Adriene Ferreira de Mello

CAPÍTULO 4
Léxico e a construção coesiva de um texto: estudo em material didático de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental 
Milena Borges de Moraes
Leticia Corsino Galbero

CAPÍTULO 5
O comportamento do rótico na escrita escolar: uma breve análise 
André Pedro da Silva
Layanne Alves Lopes Dias
CAPÍTULO 6
E se eu quiser inovar no ensino de língua portuguesa: como proceder? Contribuições da Análise Linguística no tratamento da indeterminação do sujeito 
Laura Dourado Loula Régis
David Naamã Melo de Figueiredo

CAPÍTULO 7
A sintaxe na estética futurista: orações reduzidas de infinitivo como representação da imobilidade do sujeito frente ao progresso 
Laura Dourado Loula
Fábio Rodrigues da Silva

CAPÍTULO 8
As variações lexicais da banana dupla em Formoso do Araguaia-TO na Amazônia legal 
Karina de Jesus Araujo
Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida

CAPÍTULO 9
Caminhos possíveis do uso da linguística para ensino de PL2 na educação bilingue para Surdos: práticas de ensino do português como segunda língua 
Talita Nabas Tavares

CAPÍTULO 10
Contribuições do Programa Minimalista para o ensino de gramática: uma análise das normativas curriculares brasileiras e das práticas docentes à luz de uma proposição da Linguística Gerativa  
Guilherme de Almeida Nascimento de Araújo

Produtos relacionados

130 anos da Padaria Espiritual: história, subversão e humor da agremiação literária cearense

20 anos da Lei 10.639/2003: diálogos e desafios na educação brasileira

Diferentes recursos na sala de aula de História: relatos de experiências

Poesias enviesadas pelos tempos e espaços

Por uma prática dialógica de leitura na universidade: contribuições para formação do sujeito-leitor-responsivo

    R. Celso Fonseca, 456, Centro, Tutóia/MA
    CNPJ: 38.314.044/000-169
    contato@editoralupa.com.br
    (98) 98464-2170

    Siga nossas redes

    Instagram Facebook Youtube

    Pague com cartão, boleto ou pix

    Editora Lupa 2019 - 2025 | Todos os direitos reservados.
    Fechar
    • Início
    • Sobre a editora
      • Política Editorial
      • Conselho Editorial
      • Impressão e distribuição
    • Publicar livro
    • Publicar capítulo
    • Seja org.
    • Editais
    • E-books
    • Coleções
      • Educação e(m) Pesquisa
      • Chão da Escola
    • Contato

    Fale conosco

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok