Área de submissão
Menu
Editora Lupa Editora Lupa
  • Início
  • Sobre a editora
    • Política Editorial
    • Conselho Editorial
    • Impressão e distribuição
  • Publicar livro
  • Publicar capítulo
  • Seja org.
  • Editais
  • E-books
  • Coleções
    • Educação e(m) Pesquisa
    • Chão da Escola
  • Contato
Início ebook Letras, Linguística e Literatura Linguística Aplicada: 25 anos do Gedeall
A hibridação e a integração fronteiriça entre Brasil e Paraguai
Voltar aos produtos
Jornada de Divulgação Científica do Grupo Observatório da Linguagem em Uso (ObservU)

Linguística Aplicada: 25 anos do Gedeall

Linguística Aplicada: 25 anos do Gedeall

Tags: Rita de Cássia Souto Maior, Rita Maria Diniz Zozzoli
Tags: Rita de Cássia Souto Maior, Rita Maria Diniz Zozzoli

O livro “Linguística Aplicada: 25 anos do Gedeall” é uma obra comemorativa do Grupo de Estudos Discurso Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (Gedeall/Capes-CNPq) e apresenta diversas temáticas que estão no circuito de discussões teóricas e dos estudos práticos com a linguagem no campo da linguística Aplicada, a saber: avaliação, currículo, Base Nacional Comum Curricular, Enade, educação do campo, ensino remoto emergencial, ensino de língua portuguesa, escrita na universidade, estudos de identidade, letramento literário, ensino crítico e feminismo, análise discursiva, percepções/inteligências, emancipação dos sujeitos, dentre outros. A obra está dividida em três seções: ensaios, artigos e resenhas, e traz também uma homenagem à Profa. Dra. Rita Maria Diniz Zozzoli. A diversidade de gêneros, de enfoques teóricos e metodológicos do livro promovem conhecimento diversificado sobre práticas do ensino e aprendizagem e sobre a formação de professores, disponibilizando uma obra de referência para quem precisa atualizar os saberes acadêmicos sem perder de vista a discussão prática nessa interface. Alguns com exemplos a partir de dados, os textos articulam muito bem a teoria com a prática, demonstrando implicações, encaminhamentos e problematizações com os resultados alcançados nas pesquisas e nas reflexões empreendidas. Cada parte da obra dialoga com o/a leitor/a de maneira tão sistematizada que oportuniza, de maneira ímpar, o entrelaçamento entre a academia, a sala de aula e a formação docente.

ISBN: Digital: 978-65-89932-98-7 | Impresso: 978-65-89932-96-3
PÁGINAS: 262
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024

Disponível também:

Educapes
Google Play Books
Academia.edu
Sobre as organizadoras

Rita de Cássia Souto Maior
Professora associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura. Líder do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literatura/Gedeall, é uma das coordenadoras do Laboratório Linguagens, Gêneros e Sexualidades/LLiGeSe e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada/Gepla. É membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil/ALAB, da Associação Brasileira de Linguística/ABRALIN, da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso/ALED. Coordenou o GT Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada/2019-2023. Desenvolve pesquisas sobre Letramentos; Práticas identitárias; Estudos de Ethos e Argumentação; Estudos bakhtinianos; Produção de textos em LM/Libras; Saberes e Formação Docentes; Letramento complexo.

Rita Maria Diniz Zozzoli
Doutora pela Université de Franche-Comté/Besançon. Pós-doutora pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/Unicamp). Pós-doutora pela Université Sorbonne Nouvelle Paris III. Professora Voluntária do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do Grupo de Pesquisa Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (Gedeall/UFAL) e membro do Grupo de Pesquisa Práticas Discursivas na Contemporaneidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Áreas de interesse: Análise Dialógica do Discurso; Mídia Digital; Formação de Professores; Ensino e Aprendizagem de Língua Materna e de Língua Estrangeira.

Sumário

Prefácio

Em comemoração aos 25 anos: apresentando as seções 

| Ensaios

Capítulo 1 – A LA implicada e seu diapasão contemporâneo
Rita de Cássia Souto Maior

Capítulo 2 – Feminismo presente: as práticas de resistência na construção de um ensino de Língua Portuguesa crítico
Lorena Araújo de Oliveira Borges

Capítulo 3 – Pesquisa etnográfica crítica: a produção de conhecimento para a emancipação dos sujeitos
Fransuelly Raimundo Rêgo
Islane Rafaelle Rodrigues França

 

| Artigos

 

Capítulo 4 – Avaliação na perspectiva da intermediação sensível: reflexões sobre o papel do/a professor/a em práticas de sala de aula
Antônio Carlos Santos de Lima

Capítulo 5 – A renarração da vida social frente à bncc: silenciamento da educação do campo e a construção do currículo diversificado
Evandro Oliveira Santos

Capítulo 6 – BNCC em contextos de adversidades: uma análisea partir do ensino remoto emergencial
Aurineide Profírio
Jean Pierre Luiz da Silva
Renato Willians Lima Santana

Capítulo 7 – O componente curricular Comunicação e Expressão, seus conceitos e suas implicações para o ensino de Língua Portuguesa
Silvio Nunes da Silva Júnior

Capítulo 8 – Trabalho em grupo na universidade: uma escrita em questão
Rosângela Oliveira Cruz Pimenta

Capítulo 9 – Estudo das identidades socioculturais: contribuições para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa em perspectiva dialógica
Denise Magalhães Dutra

Capítulo 10 – Letramento literário: possibilidades para o ensino de literatura a partir da obra “As batalhas do castelo”, de Domingos Pellegrini
Sirlei Baima

Capítulo 11 – A pessoa negra em charges do Enade: uma análise dialógica 
Rosana Taciana Portela

Capítulo 12 – A identificação das percepções/inteligências predominantes das/dos alunas/os como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
Nádia Mara da Silveira
Jana da Silveira Santos

 

| Resenhas

 

Capítulo 13 – Vivências e reflexões sobre o ensino de línguas na perspectiva da LA 
Janicreis Gomes de Souza

Capítulo 14 –  Discurso e formação docente em pesquisas da Linguística Aplicada
Andre Cordeiro dos Santos

 

| Homenagem

 

Apresentação do texto homenageado – Por uma formação responsiva e responsável de leitores e produtores de textos
Silvio Nunes da Silva Júnior

Texto homenageado – Leitura e produção de textos: teorias e práticas na sala de aula
Rita Maria Diniz Zozzoli

 

Produtos relacionados

Das Brumas à Luz: Escritoras Nacionais em Pauta

Jornada de Divulgação Científica do Grupo Observatório da Linguagem em Uso (ObservU)

Linguagens, sociedade e cultura: diálogos contemporâneos

Mulheres: vivências e histórias que o lattes não conta

Poesias enviesadas pelos tempos e espaços

    R. Celso Fonseca, 456, Centro, Tutóia/MA
    CNPJ: 38.314.044/000-169
    contato@editoralupa.com.br
    (98) 98464-2170

    Siga nossas redes

    Instagram Facebook Youtube

    Pague com cartão, boleto ou pix

    Editora Lupa 2019 - 2025 | Todos os direitos reservados.
    Fechar
    • Início
    • Sobre a editora
      • Política Editorial
      • Conselho Editorial
      • Impressão e distribuição
    • Publicar livro
    • Publicar capítulo
    • Seja org.
    • Editais
    • E-books
    • Coleções
      • Educação e(m) Pesquisa
      • Chão da Escola
    • Contato

    Fale conosco

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok