Área de submissão
Menu
Editora Lupa Editora Lupa
  • Início
  • Sobre a editora
    • Política Editorial
    • Conselho Editorial
    • Impressão e distribuição
  • Publicar livro
  • Publicar capítulo
  • Seja org.
  • Editais
  • E-books
  • Coleções
    • Educação e(m) Pesquisa
    • Chão da Escola
  • Contato
Início ebook Educação Diferentes recursos na sala de aula de História: relatos de experiências
Práticas pedagógicas remotas na Educação Superior em tempos de pandemia da Covid-19
Voltar aos produtos
Temas e jogos digitais para educação alimentar e nutricional de adolescentes

Diferentes recursos na sala de aula de História: relatos de experiências

Diferentes recursos na sala de aula de História: relatos de experiências

Tag: Sandra Regina Rodrigues dos Santos
Tag: Sandra Regina Rodrigues dos Santos

Esta obra traz o emprego de diferentes linguagens para o ensino de história, traz o reconhecimento da escola como espaço social no qual o conhecimento é reelaborado e produzido pelos agentes envolvidos nesse processo, provenientes de fontes diversificadas, demonstrando que o papel do professor será o de mediar o processo da aprendizagem dos estudantes na leitura dessas fontes, levando-os a compreenderem as particularidades das linguagens dos documentos, sejam eles texto, músicas, pinturas, filmes, suas representações e formas de construção dessas mensagens.

ISBN: 978-65-89932-51-2
PÁGINAS: 266
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
DOI: 10.52788/9786589932512

Disponível também:

Educapes
Google Play Books
Academia.edu
Sobre a organizadora

Sandra Regina Rodrigues dos Santos
Possui Pós Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa, Doutorado em Políticas Públicas em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Mestrado em História e Cultura Política pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Especialização em Historiografia Brasileira e Regional, pela Universidade Federal do Maranhão (1988) e Graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (1978). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de História e Geografia e do Mestrado Profissional História, Ensino e Narrativas, da Universidade Estadual do Maranhão. É integrante do Grupo de Pesquisa Ensino de História: linguagens e formação docente e discente (EnsinaHistória), na linha de pesquisa Saberes históricos do espaço escolar, e do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero e Educação do Maranhão (NUPEGEM), coordenando a linha de pesquisa Educação e História da Educação. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas áreas de História e Educação, com pesquisa nos temas da história e historiografia do Maranhão, com destaque para a Balaiada, e no campo da história da educação, com pesquisas na área de políticas educacionais, estágio curricular, ensino de história, gestão democrática, com destaque para o projeto político-pedagógico e a gestão colegiada.

Sumário

A história escolar e o uso de diferentes linguagens como ferramentas para seu ensino
Sandra Regina Rodrigues dos Santos

O ensino de História de São Luís a partir das fontes históricas digitais: uma proposta de ensino hibrido e recursos digitais
Janice Machado Neves
Karina Raylene dos Santos Ribeiro
Rafael Alves Nunes Neto

“Seguindo a Trilha das Lágrimas”: A Música no Ensino História Colonial dos Estados Unidos
Sebastião Gomes de Sales Junior

O universo sociopolítico brasileiro no contexto do Estado Novo sob o olhar de Jorge Amado na obra Capitães da Areia: A literatura como fonte para a História em uma perspectiva interdisciplinar
Antonio Alves Pereira
Iasmin Maria Andrade da Silva

Rupturas e continuidades: uma análise da condição feminina no romance O mulato
Denilson Costa Pinheiro

A História em suas mãos: o uso do jornal como fonte de pesquisa e ensino de história
Larysssa Gomes Pimenta
Samir de Barros Rebêlo

A utilização de documentos escritos como recurso didático no ensino de História
Carolina Ferreira Barbosa
Fabiana Leite da Silva

O olhar a partir da tela: as discussões sobre história e cinema na perspectiva da educação étnico-racial e do filme “Pantera Negra”
Amanda Jaqueline Reis Pereira
Eva Erlene Franco de Sousa

Ensino de História e Cinema: a linguagem cinematográfica como ferramenta pedagógica que auxilia a construção do conhecimento histórico
Balbino Rogério França Costa
Caroline Ferreira Marques

Música como proposta metodológica no ensino de História sobre a Ditadura Militar
Lucas de Cássio Cunha Aranha

O livro didático como material de apoio educativo: uma proposta didático-metodológica para o ensino de história
Lamarck Souza Alcântara Araújo

A participação dos espaços museológicos na construção do conhecimento histórico no Ensino Básico
Victor Sallas Garcês Lima

Produtos relacionados

A Linguística Aplicada no ensino e aprendizagem e nos estudos discursivos

Apolo e Dafne. Metamorfoses, livro I, versos 452-567

Poesias enviesadas pelos tempos e espaços

Temas e jogos digitais para educação alimentar e nutricional de adolescentes

Tessituras: saberes e fazeres do PET Comunidades Populares e Urbanas

    R. Celso Fonseca, 456, Centro, Tutóia/MA
    CNPJ: 38.314.044/000-169
    contato@editoralupa.com.br
    (98) 98464-2170

    Siga nossas redes

    Instagram Facebook Youtube

    Pague com cartão, boleto ou pix

    Editora Lupa 2019 - 2025 | Todos os direitos reservados.
    Fechar
    • Início
    • Sobre a editora
      • Política Editorial
      • Conselho Editorial
      • Impressão e distribuição
    • Publicar livro
    • Publicar capítulo
    • Seja org.
    • Editais
    • E-books
    • Coleções
      • Educação e(m) Pesquisa
      • Chão da Escola
    • Contato

    Fale conosco

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok