Área de submissão
Menu
Editora Lupa Editora Lupa
  • Início
  • Sobre a editora
    • Política Editorial
    • Conselho Editorial
    • Impressão e distribuição
  • Publicar livro
  • Publicar capítulo
  • Seja org.
  • Editais
  • E-books
  • Coleções
    • Educação e(m) Pesquisa
    • Chão da Escola
  • Contato
Início ebook Letras, Linguística e Literatura A linguística na escola básica
Educação Matemática e práticas pedagógicas: diálogos entre teoria e sala de aula
Voltar aos produtos
Diálogos e desafios na pesquisa em Linguística Aplicada

A linguística na escola básica

A linguística na escola básica

Tags: Guilherme Brambila, Patrick Rezende
Tags: Guilherme Brambila, Patrick Rezende

A obra A linguística na escola básica reúne trabalhos, de cunho teórico, analítico e/ou aplicado, desenvolvidos por autores de várias partes do território nacional que buscam localizar a produtividade dos estudos da linguagem contemporâneos no contexto da educação formal brasileira. Os artigos que compõem a coletânea partem de matrizes teóricas diversas, dentre elas os estudos analítico-descritivos da linguagem, teorias do texto e do discurso e linguística aplicada, e focalizam suas reflexões em contextos variados que concernem à educação linguística na escola básica, abrangendo metodologias de ensino de língua materna e adicional, abordagens de livros didáticos e a Educação de Jovens e Adultos – EJA. Espera-se, com isso, contribuir com práticas e propostas pedagógicas exitosas, por meio de discussões sustentadas pela fortuna teórica das correntes de pensamento linguístico.

ISBN: 978-65-89932-84-0
PÁGINAS: 293
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
DOI: 10.5281/zenodo.8063164

Disponível também:

Educapes
Google Play Books
Academia.edu
Sobre os organizadores

Guilherme Brambila
É pesquisador em nível de pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo, sob supervisão da Professora Dra. Vanda Maria Elias. Doutor em Linguística pelo programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEL-UFES). Mestre em Linguística pelo programa de pós-graduação stricto sensu da mesma universidade. Licenciado em Letras – Língua Portuguesa pela mesma instituição. Licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa como língua materna e adicional. Realiza pesquisas inseridas nos estudos bakhtinianos, com interesse em produção textual em contexto escolar e acadêmico e Análise Dialógica do Discurso. É membro do Grupo de Pesquisa Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa – THELPO, da Universidade Federal de São Paulo, e do Grupo de Estudos Bakhtinianos, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Patrick Rezende
Licenciado pleno em Língua Inglesa e Literatura de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Espírito Santo. É mestre em Linguística pela Universidade Federal do Espírito Santo, com pesquisa na área da tradução e estudos pós-coloniais. Doutor em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com pesquisa na área dos estudos da tradução. É funcionário efetivo da Secretaria da Educação do Espírito Santo. É editor-gerente da Revista PerCursos Linguísticos do PPGEL da UFES. Ministrou disciplinas para o Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência como professor de linguística e línguas estrangeiras modernas. Conduz pesquisas na área de Letras, com ênfase em tradução e teorias pós-coloniais. Possui interesse nos seguintes tópicos: tradução, reescritas,povos indígenas, ensino de línguas estrangeiras modernas, identidade e pragmática. Membro da diretoria da ABRAP- Associação Brasileira de Pragmática. Coordenador da Comissão de Tradução da Abralin.

Sumário

CAPÍTULO 1
Princípios da segmentação e da iconicidade para o ensino de língua portuguesa na escola básica 
Lucas Alves Costa

CAPÍTULO 2
O texto como unidade de ensino: contribuições da Linguística Textual
Grasiela do Bonfim Santos Caldas
Laissa Cardoso de Souza
Marcos Bispo dos Santos
Nilma Lemos Barreto Santos

CAPÍTULO 3
A referenciação em textos multissemióticos: uma análise de uma charge animada
Jaciluz Dias
Taísa Rita Ragi
Helena Maria Ferreira
Camila da Silva Bezerra

CAPÍTULO 4
Contribuições da Linguística Funcional para o ensino de língua portuguesa na escola
Mauri Célio Alves Santana

CAPÍTULO 5
Crenças e atitudes linguísticas sobre variação linguística e ensino de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos
William Viera Larruscahim
Taíse Simioni

CAPÍTULO 6
Uma abordagem propositiva dos adverbiais em livros didáticos 
Rafaelly Bonadiman Vieira
Gesieny Laurett Neves Damasceno

CAPÍTULO 7
Referência dêitica e anafórica: uma reflexão sobre a diferença entre dêixis textual e anáfora e os recursos didáticos de ensino-aprendizagem na sala de aula
Leandro Freitas Menezes

CAPÍTULO 8
A Pedagogia do Pós-Método: uma reflexão sobre o ensino de língua inglesa no ensino básico
Ana Paula Viana Dias Cruz

CAPÍTULO 9
Design/Redesign de material didático para educação linguística em inglês no ensino básico: um relato de experiência 
Marianna Cardoso Reis Merlo
Ana Laura do Nascimento Viana
Melina Mendes Moreira
Sara Biazuti Puton

CAPÍTULO 10
Ensino de inglês e de espanhol como línguas estrangeiras no Nordeste brasileiro: reflexões sobre livro didático, discurso do professor e práticas de letramento de alunos   
Tatiana Lourenço de Carvalho
Lucineudo Machado Irineu
Walison Paulino de Araújo Costa

CAPÍTULO 11
Developing critical thinking in foreign language classrooms through translation
Guilherme Brambila
Patrick Rezende

Produtos relacionados

130 anos da Padaria Espiritual: história, subversão e humor da agremiação literária cearense

Apolo e Dafne. Metamorfoses, livro I, versos 452-567

Das Brumas à Luz: Escritoras Nacionais em Pauta

Ensinar e saber experienciar: perspectivas e proposições teórico-metodológicas contempladas nos projetos de intervenção nos IEMAS

Mulheres: vivências e histórias que o lattes não conta

    R. Celso Fonseca, 456, Centro, Tutóia/MA
    CNPJ: 38.314.044/000-169
    contato@editoralupa.com.br
    (98) 98464-2170

    Siga nossas redes

    Instagram Facebook Youtube

    Pague com cartão, boleto ou pix

    Editora Lupa 2019 - 2025 | Todos os direitos reservados.
    Fechar
    • Início
    • Sobre a editora
      • Política Editorial
      • Conselho Editorial
      • Impressão e distribuição
    • Publicar livro
    • Publicar capítulo
    • Seja org.
    • Editais
    • E-books
    • Coleções
      • Educação e(m) Pesquisa
      • Chão da Escola
    • Contato

    Fale conosco

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok