Área de submissão
Menu
Editora Lupa Editora Lupa
  • Início
  • Sobre a editora
    • Política Editorial
    • Conselho Editorial
    • Impressão e distribuição
  • Publicar livro
  • Publicar capítulo
  • Seja org.
  • Editais
  • E-books
  • Coleções
    • Educação e(m) Pesquisa
    • Chão da Escola
  • Contato
Início ebook Educação A Educação Inclusiva sob múltiplos enfoques: contribuições para a formação inicial e continuada de professores
Miríade: perspectivas em linguagem e sociedade
Miríade: perspectivas em linguagem e sociedade
Voltar aos produtos
As Ciências do Léxico sob uma ótica plural: reflexões e debates

A Educação Inclusiva sob múltiplos enfoques: contribuições para a formação inicial e continuada de professores

A Educação Inclusiva sob múltiplos enfoques: contribuições para a formação inicial e continuada de professores

Tags: Fabíola Mônica da Silva Gonçalves, Juscelino Francisco do Nascimento
Tags: Fabíola Mônica da Silva Gonçalves, Juscelino Francisco do Nascimento

A sétima edição da Coleção Ensino & Aprendizagem, do Programa Profissional de Formação de Professores PPGFP/UEPB, aborda a educação inclusiva e a formação do professor, na atualidade, é a temática central desta coletânea. A intenção que norteia este projeto editorial constitui-se em abordar múltiplas dimensões desse fenômeno educacional, produzindo um diálogo profícuo entre os temas clássicos, como a questão da educação especial e dos direitos humanos e os temas contemporâneos, como as questões ligadas à diversidade de gêneros e as relações étnicos. Nessa direção, os capítulos que compõem essa coletânea voltam-se para um dos temas relativos à educação inclusiva já mencionados anteriormente, pois ampliar a discussão nesse campo para a multiplicidade de temas que o constitui é condição fundamental para a formação do professor da formação inicial e da formação continuada, haja vista que a escola é um espaço social responsável pelos conhecimentos formais, mas também, se configura como espaço de vivência educacional que se faz a partir da diversidade cultural e das múltiplas formas de existência humana que coexistem em sociedades contemporâneas como a brasileira que destacam a educação escolar como palco principal dos processos de ensino e do direito de aprendizagem, reafirmadas pelas políticas e diretrizes nacionais como universalizada em termos de acesso e permanência do estudante no percurso de escolarização tanto no nível básico como em nível superior.

ISBN: 978-65-5218-010-0
PÁGINAS: 441
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024

Disponível também:

Educapes
Google Play Books
Academia.edu
Sobre os organizadores

Fabíola Mônica da Silva Gonçalves
Doutora e Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Atualmente, é professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Juscelino Francisco do Nascimento
Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), da qual, atualmente, é professor adjunto e Diretor do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

Sumário

Capítulo 1 – A inclusão escolar e a prática pedagógica no processo de ensino e aprendizagem dos alunos autistas nos anos iniciais do ensino fundamental 
Jeniffer Pientencoski
Neide da Silveira Duarte de Matos
André Paulo Castanha

Capítulo 2 – A inclusão de crianças com a síndrome congênita do Zika vírus na educação infantil: reflexões acerca de uma experiência no munícipio de Natal/RN
Tauriane Paz da Costa
Adriane Cenci

Capítulo 3 – Educação das relações étnicorraciais: uma perspectiva de educação inclusiva
Waldeci Ferreira Chagas

Capítulo 4 – O papel do professor no desenvolvimento da musicalidade da criança surda
Tatiane Ribeiro Morais de Paula
Patrícia Lima Martins Pederiva

Capítulo 5 – Estratégias pedagógicas na educação básica: professores surdos de Libras no ensino remoto 
Karla Karina Abrantes Rêgo
Juscelino Francisco do Nascimento

Capítulo 6 – Gênero e sexualidade nas rimas e versos do cordel: propostas para as aulas de história
Ewerton Rafael Raimundo Gomes
Patrícia da Silva Souza
Patrícia Cristina de Aragão
Capítulo 7 – E devemos falar sobre isso? Uma reflexão sobre sexualidade e escola a partir de inquietações de docentes
Marcelo Medeiros da Silva
Raimundo Mélo Neto Segundo
Tayse de Souto Silva

Capítulo 8 – A experiência com a monitoria especializada em meio às ações inclusivas vivenciadas no CAFS_UFPI: caminhos e perspectivas
Carla Andréa Silva

Capítulo 9 – As práticas pedagógicas de inclusão no ensino superior: narrativas docentes em perspectivas
Deolinda Maria Soares de Carvalho
Francisca Adma de Oliveira Martins
Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto

Capítulo 10 – Experiências geográficas inclusivas: formação docente e jovens em processo socioeducativo em combate ao racismo, cartografia e estudante com tea e atividade não homofóbica na educação básica
Ana Carolina Rodrigues Alcântara
Karollina Ingrid Soares do Espirito Santo
Erica Vidal de Brito Cardoso
Sonia Maria de Lira

Capítulo 11 – Gênero, diversidade sexual e práticas docentes: uma revisão integrativa
Lucas Henrique Santos Ferreira
Izayana Pereira Feitosa

Capítulo 12 – Escola é lugar de axé? Educação inclusiva e o racismo cultural religioso
Robéria Nádia Araújo Nascimento
Wagnês Barbosa de Araújo

Capítulo 13 – Representações sociais e o processo de estigmatização: estudo na educação básica na cidade de São Paulo 
Daniela Nassim Camargo da Fonseca
Cristina Miyuki Hashizume

Capítulo 14 – O Novo Ensino Médio e a educação inclusiva: um olhar sobre o currículo de Pernambuco
Marlley Correia de Araújo
Mirtes Ribeiro de Lira

Capítulo 15 – A oralidade como instrumento de inclusão no ensino de linguagens
Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas
Linduarte Pereira Rodrigues

Capítulo 16 – Educação inclusiva e formação continuada de professores: ferramentas para desconstruir estigmas e ressignificar valores
Érica Dantas de Oliveira Batista
Fabíola Mônica da Silva Gonçalves

Produtos relacionados

20 anos da Lei 10.639/2003: diálogos e desafios na educação brasileira

Diferentes recursos na sala de aula de História: relatos de experiências

Educação, Linguística e Literatura: múltiplas faces do ensino

Jornada de Divulgação Científica do Grupo Observatório da Linguagem em Uso (ObservU)

Por uma prática dialógica de leitura na universidade: contribuições para formação do sujeito-leitor-responsivo

    R. Celso Fonseca, 456, Centro, Tutóia/MA
    CNPJ: 38.314.044/000-169
    contato@editoralupa.com.br
    (98) 98464-2170

    Siga nossas redes

    Instagram Facebook Youtube

    Pague com cartão, boleto ou pix

    Editora Lupa 2019 - 2025 | Todos os direitos reservados.
    Fechar
    • Início
    • Sobre a editora
      • Política Editorial
      • Conselho Editorial
      • Impressão e distribuição
    • Publicar livro
    • Publicar capítulo
    • Seja org.
    • Editais
    • E-books
    • Coleções
      • Educação e(m) Pesquisa
      • Chão da Escola
    • Contato

    Fale conosco

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok