Área de submissão
Menu
Editora Lupa Editora Lupa
  • Início
  • Sobre a editora
    • Política Editorial
    • Conselho Editorial
    • Impressão e distribuição
  • Publicar livro
  • Publicar capítulo
  • Seja org.
  • Editais
  • E-books
  • Coleções
    • Educação e(m) Pesquisa
    • Chão da Escola
  • Contato
Início ebook Educação A construção do campo da educação ambiental: análise, biografias e futuros possíveis
Ciência Aplicada da Linguagem e suas ramificações: identidades, educação e sociedade em foco
Ciência Aplicada da Linguagem e suas ramificações: identidades, educação e sociedade em foco
Voltar aos produtos
Indicadores para monitoramento e avaliação da Educação Ambiental e sustentabilidade socioambiental na escola
A construção do campo da educação ambiental: análise, biografias e futuros possíveis

A construção do campo da educação ambiental: análise, biografias e futuros possíveis

A construção do campo da educação ambiental: análise, biografias e futuros possíveis

Tags: Marília Andrade Torales Campos, Miguel Ángel Arias Ortega
Tags: Marília Andrade Torales Campos, Miguel Ángel Arias Ortega

O campo da educação ambiental percorreu, nas últimas décadas, diferentes caminhos, visualizou múltiplos cenários e consolidou um conjunto de ações e projetos educativos que evidenciam a complexidade presente em seu interior. No entanto, como todo espaço de saber e prática social, tem sido influenciado por uma diversidade de fatores, que em alguns casos o potencializaram e, em outros, lhe impuseram um prolongado estado de letargia. Hoje em dia, diante do reconhecimento quase unânime em nível mundial, regional e nacional de que os problemas ambientais seguem seu curso e, em alguns casos, muitos deles se agravaram, torna-se imprescindível voltar a questionar os fundamentos, leituras e visões sobre os quais a educação ambiental tem sido pensada e praticada nos diversos âmbitos e níveis em que se faz presente. Este trabalho pretende ser mais um ponto de resistência nessa persistente busca por novas abordagens, explicações e respostas para os problemas ambientais que enfrentamos, com o objetivo de construir outras possibilidades de futuro no contexto socioambiental. Ao longo do livro delineiam-se, por meio das palavras de educadores ambientais do México, Canadá e Espanha, um conjunto de análises, reflexões, olhares, perspectivas, dúvidas, nostalgias e alegrias sobre o que tem sido o processo de construção do campo da Educação Ambiental. Destacam-se alguns de seus aspectos mais relevantes, mas sem ocultar suas marcadas inconsistências, que têm dificultado sua consolidação como um campo de saber voltado à constituição de processos educativos críticos, participativos, democráticos e reflexivos.

ISBN: 978-65-5218-019-3
PÁGINAS: 224
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024

Disponível também:

Educapes
Google Play Books
Academia.edu
Sobre o autor e a tradutora

Miguel Ángel Arias Ortega

Licenciado e mestre em Pedagogia pela UNAM. Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Autônoma de Madri, Espanha. Professor-investigador da Universidade Autônoma da Cidade do México (UACM) e docente na Universidade Pedagógica Nacional (UPN-095). Secretário Técnico da Revista Internacional: Tópicos em Educação Ambiental. Membro do Conselho Mexicano de Investigação Educativa (COMIE) e membro da Associação Internacional de Investigadores em Educação Ambiental com sede em Portugal. Publicou sobre temas de Educação Ambiental em livros coletivos e em revistas nacionais e internacionais, e participou como relator e palestrante em diferentes eventos onde a Educação Ambiental tem sido o eixo central da discussão. Suas linhas de pesquisa são: Educação Ambiental e sociedade civil; Formação de educadores ambientais; e a construção do campo da Educação Ambiental no México. E-mail: marias69@gmail.com.

Marília Andrade Torales Campos
Professora Associada da Universidade Federal do Paraná (Curitiba/Brasil). Bolsista Produtividade do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade do Québec em Montreal (Montreal/Canadá) UQAM entre 2017 e 2018. Realizou estágio de pós-doutorado no Grupo SEPA da Universidade de Santiago de Composta no ano de 2007. É pedagoga e mestre em Educação Ambiental. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade da Universidade Federal do Paraná. É diretora Científica da Coleção: Educação Ambiental – Fundamentos, Políticas, Pesquisa e Práticas da Editora Appris. Coordena o Centro de Educação Ambiental do Patrimônio da Universidade Federal do Paraná (Convênio UFPR/IPHAN). Autora de livros, artigos, capítulos de livros e resumos no campo da Educação Ambiental e das políticas de formação de professores.https://orcid.org/0000-0002-4026-6239

Sumário

Prefácio
Edgar J. González Gaudiano

Introdução
Miguel Ángel Arias Ortega

Apresentação do livro em língua portuguesa 
Miguel Ángel Arias Ortega

Histórias e memória do campo da Educação Ambiental: lições de Macondo
Marília Andrade Torales Campos

Pedaços do futuro
Entrevista com Alicia de Alba Ceballos

Espaço de grandes desafios e intelectualmente atraente
Entrevista com Edgar González Gaudiano

Campo controverso e em incessante construção
Entrevista com Enrique Leff Zimmerman

O grande desafio de integrar a teoria educativa e a teoria ambiental
Entrevista com Javier Reyes Ruiz

Não vejo o mundo sem a Educação Ambiental ou sem a sustentabilidade
Entrevista com Rafael Tonatiuh Ramírez Beltrán

Um espaço de construção pedagógica nos limites 
Entrevista com Salvador Morelos Ochoa

Educação Ambiental como um ato político que exige responsabilidade social 
Entrevista com Lucie Sauvé

Não é uma estação a se chegar, mas o percurso que precisamos percorrer 
Entrevista com Javier Benayas del Álamo

Mudança de perspectiva sobre o mundo e suas múltiplas realidades 
Entrevista com José Antonio Caride Gómez

A Educação Ambiental não pode ser feita no laboratório da individualidade 
Entrevista com José Gutiérrez Pérez

Uma Educação Ambiental que forma o sujeito social, espiritual e ético
Entrevista com María Novo Villaverde

O campo de Educação Ambiental é “freaky”
Entrevista com Pablo Ángel Meira Cartea

O campo da Educação Ambiental: na busca de novas tonalidades
Miguel Ángel Arias Ortega

Produtos relacionados

130 anos da Padaria Espiritual: história, subversão e humor da agremiação literária cearense

Das Brumas à Luz: Escritoras Internacionais em Pauta

Diferentes recursos na sala de aula de História: relatos de experiências

Estudos de gênero e sexualidade na contemporaneidade

Jornada de Divulgação Científica do Grupo Observatório da Linguagem em Uso (ObservU)

    R. Celso Fonseca, 456, Centro, Tutóia/MA
    CNPJ: 38.314.044/000-169
    contato@editoralupa.com.br
    (98) 98464-2170

    Siga nossas redes

    Instagram Facebook Youtube

    Pague com cartão, boleto ou pix

    Editora Lupa 2019 - 2025 | Todos os direitos reservados.
    Fechar
    • Início
    • Sobre a editora
      • Política Editorial
      • Conselho Editorial
      • Impressão e distribuição
    • Publicar livro
    • Publicar capítulo
    • Seja org.
    • Editais
    • E-books
    • Coleções
      • Educação e(m) Pesquisa
      • Chão da Escola
    • Contato

    Fale conosco

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok