Área de submissão
Menu
Editora Lupa Editora Lupa
  • Início
  • Sobre a editora
    • Política Editorial
    • Conselho Editorial
    • Impressão e distribuição
  • Publicar livro
  • Publicar capítulo
  • Seja org.
  • Editais
  • E-books
  • Coleções
    • Educação e(m) Pesquisa
    • Chão da Escola
  • Contato
Início ebook Letras, Linguística e Literatura Letramentos: perspectivas plurais
Linguística Aplicada e Ensino de Línguas: diálogos contemporâneos
Linguística Aplicada e Ensino de Línguas: diálogos contemporâneos
Voltar aos produtos
Letramento Literário: propostas de trabalho com a literatura em sala de aula PIBID e PRP-UFAL
Letramento Literário: propostas de trabalho com a literatura em sala de aula PIBID e PRP-UFAL Arapiraca
Letramentos Plurais

Letramentos: perspectivas plurais

Letramentos: perspectivas plurais

Tags: Marcel Alvaro de Amorim, Maria Aparecida Gomes Ferreira
Tags: Marcel Alvaro de Amorim, Maria Aparecida Gomes Ferreira

Dentre os múltiplos caminhos de pesquisa que podem ser percorridos a partir do conceito “Letramento”, este livro apresenta um potente panorama de reflexões que exploram as possibilidades desse termo. Encontramos aqui estudos que contemplam desde os letramentos literários, os letramentos digitais e os letramentos midiáticos até os letramentos estatísticos e científicos, todos indicando questionamentos e abordagens de profissionais da educação inquietos, principalmente, com os desafios cotidianos em torno das práticas na educação básica. Resultado de pesquisas da primeira turma do curso de Pós-Graduação em Práticas de Letramento do IFRJ, realizadas entre 2019 e 2022, no campus São João de Meriti, o conjunto de textos aqui reunidos sinaliza que, em cada pesquisa, houve um olhar sensível e atento de docentes empenhados em compreender as dinâmicas sociais de seus contextos profissionais; sinalizando, também, a importância em fomentar o diálogo constante entre academia e escola. Longe de propor sínteses definitivas para a complexidade de situações que permeia a educação brasileira, esta obra convida o leitor a refletir sobre temas que, embora partam de recortes particulares, refratam indagações coletivas e podem, certamente, contribuir nos estudos de professores interessados em investigar melhor seus próprios espaços de atuação.

- Prof. Dr. Diego Domingues (Colégio Pedro II)

ISBN: Digital: 978-65-5218-006-3 | Impresso:
PÁGINAS: 274
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
DOI: 10.29327/5425538

Disponível também:

Educapes
Google Play Books
Academia.edu
Sobre os organizadores

Maria Aparecida Gomes Ferreira
Bacharel e Licenciada em Português-Inglês (UFRJ), Mestre e Doutora em Linguística Aplicada (UFRJ). Atualmente, é professora de inglês instrumental do IFRJ, em cursos de Ensino Médio Integrado de Informática e Meio Ambiente (no campus Arraial do Cabo). Atua também no curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e no curso de Pós-Graduação de Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino (do mesmo campus ). Participa dos grupos de pesquisa PLELL (UFRJ) e PRINT (UNIRIO). Seus principais interesses de pesquisa envolvem reflexões sobre práticas de letramentos, estudos críticos da branquitude, interseccionalidades, racismo e sexismo algorítmicos e afrofuturismo.

Marcel Alvaro de Amorim
Mestre e Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante o doutorado, foi pesquisador visitante no Programa Modernity and Cultural Transfer da Aarhus Universitet, Dinamarca. Também realizou pesquisa de pós-doutoramento em Estudos Brasileiros no Brazil Institute do Kings College London, Inglaterra. É Professor Adjunto de Didática e Prática de Ensino de Português-Literaturas e Docente Permanente do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É líder do Grupo de Pesquisas PLELL – Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literaturas. Tem se dedicado a pesquisas sobre literatura e escola, leitura literária, práticas de letramentos literários e estudos da adaptação.

Sumário

Apresentação – Letramentos e formação continuada de professores no IFRJ-CSJM: o (re)desenho de uma proposta
Maria Aparecida Gomes Ferreira
Marcel Alvaro de Amorim

Capítulo 1 – Pacto narcísico da branquitude e Modelo Autônomo de Letramento: sobre a desumanização dos corpos-texto não brancos
Suzencarla de Barcellos Fernandes

Capítulo 2 – Leitura e letramentos no material didático: uma análise dos exercícios da apostila eleva
Filipe Costa Pinheiro

Capítulo 3 – Letramento literário na educação infantil: a proposta que (desen)canta da BNCC
Cerlandia Aguiar Barbosa

Capítulo 4 – Leitura literária e fanfiction: uma proposta de sequência didática sob a ótica do movimento “#FicaEspanhol!” 
Walquíria Rodrigues Pereira

Capítulo 5 – Análise de experiências: a construção do letramento digital durante a pandemia de Covid-19
Marcela Souza da Costa
Patricia Grasel da Silva

Capítulo 6 – O bibliotecário escolar e sua contribuição no processo de letramento midiático
Carolina de Almeida Santana

Capítulo 7 – Letramento estatístico no 4º ano do ensino fundamental da SME/RJ: análise do material didático e reflexões para além do pensamento abissal 
Érika da Silva Pereira
Isaque de Souza Rodrigues

Capítulo 8 – Letramento científico no ensino fundamental: percepções docentes em formação continuada
Rafaela Alves Luzia da Silva
Roni Costa Ferreira

Produtos relacionados

A Linguística Aplicada no ensino e aprendizagem e nos estudos discursivos

Jornada de Divulgação Científica do Grupo Observatório da Linguagem em Uso (ObservU)

Letras e memória: impressões autobiográficas

Linguagens, literaturas e culturas indígenas: diálogos teóricos e práticos

Linguística Aplicada: 25 anos do Gedeall

    R. Celso Fonseca, 456, Centro, Tutóia/MA
    CNPJ: 38.314.044/000-169
    contato@editoralupa.com.br
    (98) 98464-2170

    Siga nossas redes

    Instagram Facebook Youtube

    Pague com cartão, boleto ou pix

    Editora Lupa 2019 - 2025 | Todos os direitos reservados.
    Fechar
    • Início
    • Sobre a editora
      • Política Editorial
      • Conselho Editorial
      • Impressão e distribuição
    • Publicar livro
    • Publicar capítulo
    • Seja org.
    • Editais
    • E-books
    • Coleções
      • Educação e(m) Pesquisa
      • Chão da Escola
    • Contato

    Fale conosco

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok