Área de submissão
Menu
Editora Lupa Editora Lupa
  • Início
  • Sobre a editora
    • Política Editorial
    • Conselho Editorial
    • Impressão e distribuição
  • Publicar livro
  • Publicar capítulo
  • Seja org.
  • Editais
  • E-books
  • Coleções
    • Educação e(m) Pesquisa
    • Chão da Escola
  • Contato
Início ebook Educação Alfabetização e letramento nos sertões de Cratheús
Linguagem jurídica: produção textual, direito e argumentação v.1
Linguagem jurídica: produção textual, direito e argumentação v.2
Voltar aos produtos
Ramon Llull e a educação cristã na formação humana
Ramon Llull e a educação cristã na formação humana

Alfabetização e letramento nos sertões de Cratheús

Alfabetização e letramento nos sertões de Cratheús

Tag: Antonio Edson Alves da Silva
Tag: Antonio Edson Alves da Silva

Entre os anos de 2021 e 2023, ministrei o componente curricular Alfabetização e Letramento no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Faculdade de Educação de Crateús, campus da Universidade Estadual do Ceará (FAEC-UECE). Na oportunidade, adentramos no universo científico dos processos de alfabetização e letramento, tendo por teóricas norteadoras as contribuições de Magda Soares, Angela Kleiman, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. Como requisito à aprovação na disciplina, sugerimos construir coletivamente um artigo científico que versasse sobre a temática e que pudesse lançar luz sobre algum aspecto específico deste campo teórico tão abrangente. Com isso, surgiu os trabalhos que foram adaptados para a versão de livro e que apresentamos nesta coleção. Esperamos que cada um dos 11 capítulos, compilados neste e-book, possam colaborar com as concepções inerentes aos múltiplos processos de alfaletramento e fomentar cada vez mais o desenvolvimento da pesquisa científica nesta seara, em vista da necessidade de melhor compreender os processos para, efetivamente, desenvolver a prática educacional engajada e comprometida com a transformação social e a aprendizagem integral dos sujeitos envolvidos.

ISBN: 978-65-5218-002-5
PÁGINAS: 112
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
DOI: 10.29327/5406490

Disponível também:

Educapes
Google Play Books
Academia.edu
Sobre o organizador

Antonio Edson Alves da Silva
Pós-doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, sob a supervisão do Prof. Dr. Júlio Araújo. Possui doutorado e mestrado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Tem especialização em Ensino de Língua Portuguesa; Gestão Escolar e Metodologia do ensino das línguas inglesa e espanhola. É graduado em Letras e em Pedagogia e atua há mais de 10 anos como professor da educação básica e do ensino superior. É autor dos livros: Bolsonarismo e Mídia: uma análise de discurso crítica (2023); Análise de discurso crítica do golpe de 2016 na mídia hegemônica brasileira (2020); Discurso Político na Pós-Modernidade (2022) e Literatura Cearense: da Padaria Espiritual ao País dos Mourões (2023). Tem interesse nas áreas de Linguística Aplicada, Análise de Discurso e Discurso Político. E-mail para contato: edson.crat@gmail.com.

Sumário

CAPÍTULO 1. Alfabetização e letramento no contexto educacional
Laiany Vieira Rosendo
Tiago Dutra Soares
Antonio Edson Alves da Silva

CAPÍTULO 2. Letramento: uma análise histórica e sua importância para o
ensino e a alfabetização
Lucimara da Silva Costa Borges
Veridiana de Oliveira Martins
Antonio Edson Alves da Silva

CAPÍTULO 3. A inserção da leitura nos anos iniciais como ferramenta didática
Lucas Mendes Ferreira
Rosana Kelly Santos Lima
Antonio Edson Alves da Silva

CAPÍTULO 4. A importância da alfabetização e do letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
Mariana Estacio Martins
Antonio Edson Alves da Silva

CAPÍTULO 5. O ensino do letramento na educação infantil
Ana Luiza Rodrigues Feitosa
Francisca Natália dos Santos Abreu
Antonio Edson Alves da Silva

CAPÍTULO 6. Alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos: desafios e superação
Carina Aparecida Vieira Moreira
Eliane Rodrigues do Vale
Antonio Edson Alves da Silva

CAPÍTULO 7. Processo de alfabetização e letramento no século xxi: uma análise social 
Jessyca Beatriz Gomes Braga
Luzia Caroline Rodrigues Lopes
Antonio Edson Alves da Silva

CAPÍTULO 8. Dificuldades na leitura e na escrita: reflexões sobre o cotidiano escolar
Amanda de Oliveira Almeida
Leidivania Sampaio Silva
Antonio Edson Alves da Silva

CAPÍTULO 9. Alfabetização e letramento: conceitos e considerações das práticas de alfabetização e letramento
Cristiane Rodrigues Araújo
Antonio Edson Alves da Silva

CAPÍTULO 10. Alfabetização e letramento na educação infantil: a importância e os desafios contemporâneos no Brasil
Maria Jackeline Camelo
Antonio Edson Alves da Silva

CAPÍTULO 11. Atividades lúdicas no processo de alfabetização e letramento: jogos educacionais prontos na internet
Antonio Roniel Oliveira Souza
Angeliana Mesquita Alves
Antonio Edson Alves da Silva

Produtos relacionados

Das Brumas à Luz: Escritoras Internacionais em Pauta

Educação em Ciências no Brasil: interlocuções entre a universidade e a educação básica

Jornada de Divulgação Científica do Grupo Observatório da Linguagem em Uso (ObservU)

Linguística Aplicada: 25 anos do Gedeall

Tessituras: saberes e fazeres do PET Comunidades Populares e Urbanas

    R. Celso Fonseca, 456, Centro, Tutóia/MA
    CNPJ: 38.314.044/000-169
    contato@editoralupa.com.br
    (98) 98464-2170

    Siga nossas redes

    Instagram Facebook Youtube

    Pague com cartão, boleto ou pix

    Editora Lupa 2019 - 2025 | Todos os direitos reservados.
    Fechar
    • Início
    • Sobre a editora
      • Política Editorial
      • Conselho Editorial
      • Impressão e distribuição
    • Publicar livro
    • Publicar capítulo
    • Seja org.
    • Editais
    • E-books
    • Coleções
      • Educação e(m) Pesquisa
      • Chão da Escola
    • Contato

    Fale conosco

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok