Pesquisa e ensino sobre a Antiguidade e o Medievo vol. 1
Pesquisa e ensino sobre a Antiguidade e o Medievo vol. 1
A obra Pesquisa e Ensino sobre a Antiguidade e o Medievo volume I teve por objetivo dar visibilidade para o debate em torno da História Antiga e Medieval. Essas duas épocas históricas têm um potencial inimaginável para a constituição de sujeitos, pois possuem grande relevância para a sociedade contemporânea, uma vez que influenciaram no desenvolvimento científico, cultural e político do Ocidente, mesmo que o Brasil não tenha vivenciado nenhumas dessas épocas, de forma indireta, elas fazem parte da construção da sociedade. Desse modo, os estudos da Antiguidade e o Medievo sob diversos temas com olhares interdisciplinares são significativos para se entender as especificidades, continuidades e rupturas desses tempos históricos. Esta coletânea buscou trabalhos de pesquisadores que exponham os resultados dos seus estudos, os quais estejam filiados às Universidades de diversas regiões do país, o que permitirá, indubitavelmente, o aparecimento de novas investigações.
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Natasha Nickolly Alhadef Sampaio Mateus
Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes (PPGHIS), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Desenvolve a pesquisa de doutorado intitulada: “A Educação como Estratégia de Evangelização e Conversão dos Infiéis nas Obras de Ramon Llull: Doutrina para Crianças e o Livro do Gentio e dos Três Sábios (1274-1276)”, orientada pela Profa. Dra. Adriana Zierer, sob o financiamento da FAPEMA. Mestre em História, Ensino e Narrativas pelo Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN), atual Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sob o financiamento da FAPEMA. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Ludopedagogia pela Faculdade ÚNICA (2020). Especialista em Supervisão, Gestão e Planejamento Educacional (2019) e em Docência do Ensino Superior (2017) pelo IESF. Graduada em Teologia (Bacharel) (2015) e Graduada em PEDAGOGIA (licenciatura) (2017) pela Faculdade de Teologia Hokemah (Fateh). Graduada em HISTÓRIA (licenciatura) (2015) e Graduada em MÚSICA (licenciatura) (2022) pela UEMA. Bolsista de Iniciação Científica veiculada a BIC/UEMA no período de 2012 a 2013. Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID) no período de 2014 a 2015. Vinculada ao Brathair – Grupo de Estudos Celtas e Germânicos. Tem interesses nos seguintes temas: Educação, Paraíso, Ramon Lllull, Memória, Identidade, Salvação e Inferno, Cultura, Debate Inter-religioso, Análise do Discurso, Música, Espiritualidade, Musicoterapia, Pedagogia.
Dayse Marinho Martins
Doutora em História (UFMA), Doutora em Políticas Públicas (UFMA), Mestra em Cultura e Sociedade (UFMA) Licenciada em PEDAGOGIA, HISTÓRIA e FILOSOFIA, Bacharela em PSICOLOGIA com formação de psicóloga, graduanda em GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA, LETRAS, COMUNICAÇÃO SOCIAL RÁDIO E TV com Especializações em áreas das Ciências Humanas além de Formação em Mídias digitais e tecnologias educacionais pela Universidade de Coimbra. Realiza pesquisas sobre currículo, ensino-aprendizagem, mídias, redes sociais, tecnologias educacionais digitais, gamificação, história da educação, história da Psicologia, história do Maranhão, políticas públicas em saúde e educação, psicologia clínica, saúde mental, arqueologia lacustre maranhense e educação patrimonial. Tem experiência em docência, supervisão e gestão escolar em todos os níveis da Educação Básica, bem como, aprofundamento em informática e comunicação na educação. Professora da rede municipal de São Luís MA, Especialista em Educação da Secretaria de Estado da Educação SEDUC MA, atuando no setor de Recursos Humanos da Unidade Regional de Educação de São Luís. Psicóloga Clínica de abordagem fenomenológica, CRP 22/03627. Docente externa permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia PPGPSI UFMA – Mestrado, atuando na Linha de Pesquisa História, Epistemologia e Fenômenos Psicológicos com estudos sobre Fenomenologia husserliana; fenômenos psicopatológicos e corpo no mundo da vida contemporâneo; Clínica social e políticas públicas; Redes sociais, tecnologias digitais e subjetividade, psicologia escolar e educacional, história da Psicologia no Maranhão. Pesquisadora, Membra Efetiva, segunda secretária da Academia Maranhense de Ciências ocupando a cadeira 42, patroneada por Claude Abbeville. Membra Efetiva Fundadora e primeira presidente da Academia Penalvense de Letras e Artes, cadeira 02, patroneada por Aldo Leite. Membra internacional da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, cadeira 385, patroneada por Laura Rosa. Membra da União Brasileira de Mulheres (UBM) no Maranhão, atuando como suplente no Conselho Estadual de Saúde do Maranhão.
1. Wander e os Colossos, entre o Ocidente e Oriente
Samir de Barros Rebêlo
2. Fragmentos de um Egito Antigo: os inimigos massacrados e a construção de uma memória cultural
Arthur Rodrigues Fabrício
Liliane Tereza Pessoa Cunha
3. Jogos digitais e o Ensino de História Antiga: uma experiência de aplicação de Assassin’s Creed Origins e Odyssey nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Pedro Hugo Canto Núñez
Rebeca Nadine de Araújo Paiva
4. O pensamento místico e as práticas de cura de doenças no Mediterrâneo antigo e na Bíblia
Elizan Sousa Santos
William Braga Nascimento
5. Discutindo uma Idade Média global em Ramon Llull
Natasha Nickolly Alhadef Sampaio Mateus
6. O sebastianismo nos mitos lacustres em Penalva – MA
Dayse Marinho Martins
7. Representações medievais no carnaval de São Luis do Maranhão
Fabio Henrique Monteiro Silva
8. Vozes do além medieval na Visão de Túndalo e os processos de ensino e aprendizagem na Idade Média
Bianca Trindade Messias
9. Frei Leão e o movimento espiritual
Alex Silva Costa
10. Os Gestos no Além Cristão Medieval: considerações gerais
Solange Pereira Oliveira
11. Reges et Reginae, orate pro nobis!
José de Arimathéia Cordeiro Custódio