Área de submissão
Menu
Editora Lupa Editora Lupa
  • Início
  • Sobre a editora
    • Política Editorial
    • Conselho Editorial
    • Impressão e distribuição
  • Publicar livro
  • Publicar capítulo
  • Seja org.
  • Editais
  • E-books
  • Coleções
    • Educação e(m) Pesquisa
    • Chão da Escola
  • Contato
Início ebook Letras, Linguística e Literatura Jornada de Divulgação Científica do Grupo Observatório da Linguagem em Uso (ObservU)
Linguística Aplicada: 25 anos do Gedeall
Voltar aos produtos
Debates sobre educação no Brasil: olhares interdisciplinares vol. 4

Jornada de Divulgação Científica do Grupo Observatório da Linguagem em Uso (ObservU)

Jornada de Divulgação Científica do Grupo Observatório da Linguagem em Uso (ObservU)

Tags: Carlos Alberto Matias de Oliveira, Paulo Rogério Stella
Tags: Carlos Alberto Matias de Oliveira, Paulo Rogério Stella

Considerando a necessidade de integração de pesquisa na área de Linguística e Literatura, aliada à importância da divulgação científica, tornam-se relevantes eventos que venham a promover o contato entre pesquisadores da área. Esse contato promove a troca de experiências entre pesquisadores em seus vários níveis e estágio de pesquisa, o que favorece as reflexões individuais por meio do contato teórico e prática com o corpo coletivo. O pesquisador na área de Linguística e Literatura não deve ser visto como um ente isolado, mas como alguém que estabelece diálogos frutíferos com a comunidade científica com vistas ao desenvolvimento teórico e prático de suas pesquisas (Moite Lopes 2006; Stella, Brait, 2021). Desse modo, esta jornada tem como objetivo o intercâmbio de reflexões científicas por meio da apresentação e da interlocução acerca dos trabalhos em desenvolvimento por alunos de graduação, mestrado e doutorado. O público-alvo desta jornada são, desse modo, estudantes em seus vários níveis, interessados na divulgação e na troca de experiências entre pesquisadores, por meio da apresentação do andamento de seus trabalhos. Pretende-se com isso, promover uma profícua troca de ideias com vistas ao aprimoramento sempre contínuo dos trabalhos em níveis de graduação e pós-graduação.

ISBN: 978-65-89932-93-2
PÁGINAS: 129
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024

Disponível também:

Educapes
Google Play Books
Academia.edu
Sobre os organizadores

Paulo Rogério Stella
Possui graduação em Letras – Lingüística pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e Pós-Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020). É professor associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas em Maceió na área de Licenciatura em Letras Libras. É líder do grupo de pesquisa ObservU – Observatório da Linguagem em Uso. É editor executivo de língua inglesa da Bakhtiniana – Revista de Estudos do Discurso desde 2021. Pesquisa na linha de pesquisa de Linguística Aplicada e Análise Dialógica do Discurso. Tem interesse em ensino de línguas e suas metodologias, análise do discurso do ponto de vista dialógico, formação de professores com foco na coconstrução de conhecimentos, ensino e aprendizagem de línguas por meio de processos interativos e dialógicos, estudos da cultura na relação entre grande e pequeno tempo, verbo-visualidade e suas manifestações na sociedade contemporânea.

Carlos Alberto Matias de Oliveira
É doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Alagoas, mestre em Linguística Aplicada também pela mesma universidade. Especialista em Libras e em Tradução e Interpretação. Possui graduação em Letras-Libras e em Letras Português. Tem experiência no ensino de Libras e em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. Atualmente é Tradutor e Intérprete de Libras e Língua Portuguesa na Universidade Federal de Alagoas. Ademais, é membro do grupo de pesquisa Observatório da Linguagem em Uso (doravante Observu), desenvolvendo pesquisas sobre Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, estudos discursivos em Libras, estudos decoloniais e ensino de Libras.

Sumário

Apresentação

1ºJORNADA

Vivendo com hiv e/ou aids na contemporaneidade: narrativas de si e dizer parresiástico nas audiovisualidades de influenciadores digitais do Youtube e Instagram
Alisson França Santos

Mulheres surdas e negras: narrativas de (sobre)vivências
Charliane Oliveira Ferreira
Samara Louise da Cunha Silva
Carlos Alberto Matias de Oliveira
Paulo Rogério Stella

O ensino de Libras: uma análise do uso de materiais didáticos por professores de cursos de Libras da cidade de Maceió-Al
Eunia Danielle da Silva Lopes
Roberto Félix da Silva
Carlos Alberto Matias de Oliveira
Paulo Rogério Stella

Letramento informacional e midiático no ensino fundamental II: as constituições de professores de língua portuguesa no contexto da pós-verdade em Alagoas
Mariana Galdino Santana
Paulo Rogério Stella

(Re)produção de discursos opressores e relações de sentidos em e por meio da Libras
Carlos Alberto Matias de Oliveira
Paulo Rogério Stella

Construção de práticas pelo viés das metodologias dialógicas: o BNCC em perspectiva
Juliano Bezerra Brandão de Freitas
Paulo Rogério Stella

O texto literário no auxílio da aprendizagem da compreensão oral em língua inglesa
Luciano Kleber Gonçalves da Cunha Braz
Paulo Rogério Stella

O uso de projetos nas aulas de língua inglesa: a construção de sentidos de autoafirmação dos estudantes
Maxsuel Agostinho Lopes
Juliano Bezerra Brandão de Freitas
Paulo Rogério Stella

Aulas de língua inglesa em uma escola pública de Arapiraca: qual é a importância da oralidade?
Ezequiel Lima de Almeida Junior
Paulo Rogério Stella
Daniel Adelino Costa Oliveira da Cruz

Ensino-aprendizagem de Libras como língua adicional na Universidade Federal de Alagoas: dialogando com aprendizes ouvintes do curso de Letras-Libras: licenciatura
Rosana Gomes da Silva Barros
Thaís Monick Lima Monteiro
Carlos Alberto Matias de Oliveira
Paulo Rogério Stella

Língua(gens) marginalizadas: uma análise das narrativas de pessoas surdas com e acima dos 60 anos de idade da cidade de Maceió-AL
Olindina Maria Pereira de Oliveira
Paulo Rogério Stella

Imagens de si em uma sala de 3º ano do ensino médio: dialogismo e construção de sentidos
Daniela Caetano da Silva
Paulo Rogério Stella
Fábio Rodrigues dos Santos

2ª JORNADA

Ensino-aprendizagem de Libras como língua adicional na universidade federal de Alagoas: dialogando com aprendizes ouvintes do curso de Letras-Libras: licenciatura
Rosana Gomes da Silva Barros
Thaís Monick Lima Monteiro
Carlos Alberto Matias de Oliveira
Paulo Rogério Stella

Letramento informacional e midiático no ensino fundamental II: as constituições de professores de língua portuguesa no contexto da pós-verdade em Alagoas 
Mariana Galdino Santana
Paulo Rogério Stella

Língua e vida: a indissociabilidade entre a construção de palavras lgbtfóbicas e a vida social
Carlos Alberto Matias de Oliveira
Paulo Rogério Stella

Metodologias dialógicas: coleta dados 
Juliano Bezerra Brandão de Freitas
Paulo Rogério Stella

Imagens de si em uma sala de 3º ano do ensino médio: dialogismo e construção de sentidos
Daniela Caetano da Silva
Paulo Rogério Stella

Letramento e aquisição de linguagem em Libras L1: produção de conteúdo em rede social por meio de práticas letradas 
Jaqueline Vitória da Silva
Paulo Rogério Stella

Produtos relacionados

Apolo e Dafne. Metamorfoses, livro I, versos 452-567

Ensinar e saber experienciar: perspectivas e proposições teórico-metodológicas contempladas nos projetos de intervenção nos IEMAS

Linguagens, literaturas e culturas indígenas: diálogos teóricos e práticos

Mulheres: vivências e histórias que o lattes não conta

Tessituras: saberes e fazeres do PET Comunidades Populares e Urbanas

    R. Celso Fonseca, 456, Centro, Tutóia/MA
    CNPJ: 38.314.044/000-169
    contato@editoralupa.com.br
    (98) 98464-2170

    Siga nossas redes

    Instagram Facebook Youtube

    Pague com cartão, boleto ou pix

    Editora Lupa 2019 - 2025 | Todos os direitos reservados.
    Fechar
    • Início
    • Sobre a editora
      • Política Editorial
      • Conselho Editorial
      • Impressão e distribuição
    • Publicar livro
    • Publicar capítulo
    • Seja org.
    • Editais
    • E-books
    • Coleções
      • Educação e(m) Pesquisa
      • Chão da Escola
    • Contato

    Fale conosco

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok