Área de submissão
Menu
Editora Lupa Editora Lupa
  • Início
  • Sobre a editora
    • Política Editorial
    • Conselho Editorial
    • Impressão e distribuição
  • Publicar livro
  • Publicar capítulo
  • Seja org.
  • Editais
  • E-books
  • Coleções
    • Educação e(m) Pesquisa
    • Chão da Escola
  • Contato
Início ebook Educação 20 anos da Lei 10.639/2003: diálogos e desafios na educação brasileira
Cultura, Arte e Sociedade: Múltiplas perspectivas no Brasil
Voltar aos produtos
Ensinar e saber experienciar: perspectivas e proposições teórico-metodológicas contempladas nos projetos de intervenção nos IEMAS

20 anos da Lei 10.639/2003: diálogos e desafios na educação brasileira

20 anos da Lei 10.639/2003: diálogos e desafios na educação brasileira

Tags: Maria Luiza Nunes da Silveira, Waldemar Borges de Oliveira Júnior
Tags: Maria Luiza Nunes da Silveira, Waldemar Borges de Oliveira Júnior

Os textos que compõem o livro “20 anos da Lei 10.639/2003: diálogos e desafios na educação brasileira” permitem a reflexão sobre diversos desafios, possibilidades e caminhos para a vivência de uma educação antirracista no Brasil. Entre contradições e esperanças, os textos apontam o caminho para continuar lutando por uma escola comprometida com o combate à violência racial em todas as suas expressões. O racismo se reproduz nas estruturas e está presente institucionalmente dentro do espaço escolar de forma silenciosa, e se renova a cada momento. Logo, os textos desta obra que discute a presença da Lei 10.639/2003 dentro do âmbito escolar são de extrema relevância para que possamos desconstruir toda essa ideologia eurocêntrica que permanece arraigada nas instituições de ensino, assim como nos demais Campos (BOURDIEU, 2004) da vida social. É a partir dos diferentes contextos proposto pelos capítulos, que intencionamos fazer o(a) leitor(a) refletir sobre os desafios e as possibilidades que a Educação antirracista enfrenta dentro dos espaços de formação dos sujeitos na sociedade brasileira, a partir da homologação da Lei 10.639/2003.

ISBN: 978-65-89932-94-9
PÁGINAS: 252
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
DOI: 10.29327/5353095

Disponível também:

Educapes
Google Play Books
Academia.edu
Sobre os organizadores

Waldemar Borges de Oliveira Júnior
Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), atuando no Instituto de Estudos do Xingu (IEX) no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais e Ensino de Ciências e Biologia (GEPRREC/UNIFESSPA) e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Núcleo GERA-NEAB/UFPA). Têm experiência na área de Educação com ênfase nos seguintes temas: Processo de Ensino e Aprendizagem; Metodologia de pesquisa no Ensino de Ciências e Biologia; Estágio Supervisionado e Formação de professores(as) e Relações Étnico-Raciais na Escola Básica e Universidade.

Maria Luiza Nunes da Silveira
Mestra em Educação Básica, na linha de Pesquisa Currículo e Gestão da Escola Básica, pelo Programa de Pós-graduação Escola Básica (PPEB/UFPA), Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Africana (UNIASSELVI), Pedagogia (UVA), Ciências Sociais (UFPA). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais (GERA/UFPA), Professora na Rede Municipal de Irituia/PA. Presidente da Associação dos Profissionais Da Educação do Município de Irituia/PA. E-mail:silveira.luiza08@gmail.com.ORCID:https://orcid.org/0000-0002-5161-8922. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8448588757831143.

Sumário

Apresentação
Yonier Alexander Orozco Marin

Prefácio
Waldemar Borges de Oliveira Júnior

Capítulo 1 – A educação das relações étnico-raciais no ensino de ciências: dimensões no contexto amazônico
Waldemar Borges de Oliveira Júnior

Capítulo 2 – A inclusão da educação para a relações étnico-raciais na formação inicial de professores (as) do ensino fundamental – anos iniciais
Maria Luiza Nunes da Silveira

Capítulo 3 – A Lei 10.639/2003 no ambiente escolar: identidade, preconceito, racismo e discriminação
Leidiane das Graças de Abreu Teixeira
Maria José Aviz do Rosário
Maria Luiza Nunes

Capítulo 4 – A lei n. 10.639/2003 e a escola básica: panorama da literatura especializada
Waldemar Borges de Oliveira Júnior
Erllenkeley Angelo Ribeiro

Capítulo 5 – Lei nº 10.639/03 e o processo de descolonização do pensamento: reflexões sobre o letramento racial crítico no ensino de literatura afro-brasileira nas escolas
Maria Alice dos Santos
Lígia dos Santos Ferreira

Capítulo 6 – Desafios para uma educação antirracista
Maria Antonieta Teixeira
Elisama Pereira da Silva

Capítulo 7 – Letramento racial e educação: desafios e possibilidades em uma escola pública da cidade de Lago da Pedra (MA)
Vitor Cunha Lopes
Francisco Jhon Anderson Silva Farias
Sabrina Monique Ribeiro Sousa
Vitória França de Sousa

Capítulo 8 – História e cultura afro-brasileira na perspectiva da lei 11.645/2008: um estudo de caso da escola estadual CEINJAR no município de São João dos Patos – MA
Tarcísio Souza de Sá
João Alexandre Cardoso Lopes

Capítulo 9 – O uso de obras afro-brasileiras em uma escola quilombola: um estudo realizado com professores do ensino fundamental anos iniciais
Marcelo Furtado Silva

Capítulo 10 – A representação étnico-racial nos livros didáticos de ensino médio: mapeamento de teses, dissertações (2017-2022)
Alessandra de Almeida Souza
Wilma de Nazaré Baía Coelho

Posfácio
Maria Luiza Nunes da Silveira

Produtos relacionados

A hibridação e a integração fronteiriça entre Brasil e Paraguai

Educação em Ciências no Brasil: interlocuções entre a universidade e a educação básica

Ensinar e saber experienciar: perspectivas e proposições teórico-metodológicas contempladas nos projetos de intervenção nos IEMAS

Práticas Pedagógicas Inclusivas: estratégias e possibilidades de ensino e aprendizagem

Tessituras: saberes e fazeres do PET Comunidades Populares e Urbanas

    R. Celso Fonseca, 456, Centro, Tutóia/MA
    CNPJ: 38.314.044/000-169
    contato@editoralupa.com.br
    (98) 98464-2170

    Siga nossas redes

    Instagram Facebook Youtube

    Pague com cartão, boleto ou pix

    Editora Lupa 2019 - 2025 | Todos os direitos reservados.
    Fechar
    • Início
    • Sobre a editora
      • Política Editorial
      • Conselho Editorial
      • Impressão e distribuição
    • Publicar livro
    • Publicar capítulo
    • Seja org.
    • Editais
    • E-books
    • Coleções
      • Educação e(m) Pesquisa
      • Chão da Escola
    • Contato

    Fale conosco

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok